Colecionando apreciadores por todo o mundo, o gin e a vodka são comumente comparados. Mas afinal: quais são as semelhanças e diferenças entre eles?
De um lado, o gin, destilado que vem ganhando cada vez mais destaque ao longo dos anos. De outro, uma das bebidas mais utilizadas na preparação de coquetéis: a vodka. Ambos muito parecidos. Existe mesmo diferença entre eles?
Para se ter uma ideia, a semelhança entre os destilados não está relacionada apenas às suas características: suas origens explicam muito sobre essa igualdade. A vodka é uma criação polonesa e russa, enquanto o gin é de origem inglesa. Podemos afirmar que eles são, praticamente, primos.
Mesmo com tantas semelhanças, existem, sim, diferenças entre o gin e a vodka, a começar pelo processo de fabricação.
Gin x vodka: as diferenças entre os processos de fabricação
Gin
O gin é um destilado à base do álcool de cereais, que passa por um processo de infusão com zimbro e outras especiarias (variando de rótulo para rótulo.) Por isso, ele é conhecido por suas características aromáticas acentuadas: é a adição de botânicos que torna o destilado único.
Para ser chamado de gin, o destilado deve, obrigatoriamente, ter a adição de zimbro. Além desse ingrediente, o processo de produção dos gins da Víncent incluem outros ingredientes como limão siciliano, camomila e pimenta rosa, proporcionando uma experiência única ao paladar.
Vale ressaltar que no Brasil existem algumas marcas que fabricam gin à base do álcool da cana de açúcar e o restante do processo segue o padrão: adição obrigatória do zimbro e dos demais botânicos conforme receita.
Vodka
A vodka é um destilado de sabor neutro. Seu processo de produção não prevê a adição de qualquer tipo de botânico. Mas apesar de neutra, é possível encontrar no mercado opções de vodkas saborizadas artificialmente.
Como base, a vodka utiliza álcool de diferentes ingredientes, como a batata, centeio e trigo, por exemplo. Cada rótulo tem seus ingredientes específicos.
Mas lembre-se: apesar das diferenças citadas por nós, a destilação é uma prática muito complexa, e pode envolver diferentes ingredientes e processos. Tudo depende das preferências e da identidade de cada marca e bebida.
Ingredientes utilizados na produção do gin trazem vantagens para o consumidor
A adição dos botânicos na fabricação do gin é um grande diferencial. Tais ingredientes comumente oferecem propriedades medicinais à bebida, tornando-a mais saudável do que a vodka.
Além disso, o gin é conhecido por ser um destilado de baixa caloria comparado às outras bebidas alcoólicas. A tradicional Gin-Tônica é um drink que mistura apenas gin, gelo, água tônica e limão, deixando o drink pouco calórico. Uma ótima opção para quem quer apreciar uma boa bebida e garantir baixas calorias. Para essa receita, recomendamos o Víncent Blue Butterfly.
Por isso, se você está procurando uma bebida única e de sabor irresistível, experimente o autêntico Gin Artesanal.
Acesse nossa loja virtual e ganhe FRETE GRÁTIS em compras acima de R$190,00. Mas corra: essa condição é válida por tempo limitado!