Especiarias e botânicos para Gin: saiba como harmonizar seu drink

As especiarias e os botânicos para Gin são ingredientes adicionais que conferem sabores e aromas exclusivos à bebida. 

Mas com tantas opções, é comum ficar em dúvida sobre as melhores combinações na hora de preparar um drink com gin.

Se você gosta de harmonizar os ingredientes do seu gin, este conteúdo é para você. Acompanhe para conhecer os principais botânicos e especiarias para gin e assim, escolher aqueles que mais agradam seu paladar.

O que são botânicos e especiarias?

A princípio, para que você entenda sobre os botânicos, vamos explicar de forma resumida o processo de produção do gin.

O gin é feito, sobretudo, a partir da combinação de um destilado de grãos neutros com bagas de zimbro e outros ingredientes como, por exemplo, frutas, sementes e especiarias.

Esses ingredientes são chamados de extratos vegetais ou ainda botânicos para gin.

O zimbro é o ingrediente obrigatório responsável pela caracterização da bebida. Contudo, há outros ingredientes que podem ser adicionados durante a produção para dar sabor e aroma ao gin, como as especiarias. Essas são de origem vegetal de aroma e sabor acentuado e possuem óleos essenciais que marcam o sabor do destilado.

Como é feita a combinação dos botânicos e especiarias?

A seleção dos ingredientes para o  gin é feita com muito cuidado pelo mestre destilador para criar o equilíbrio perfeito entre os sabores eleitos.

Desse modo, ele é quem define a quantidade e a variedade de botânicos e especiarias  que farão parte da receita.

E para isso, o mestre destilador une técnica, criatividade além de alguns segredos, que ele certamente nunca irá revelar.  

Botânico para gin: conheça o zimbro

A seguir, traremos alguns dos elementos mais usados para incrementar o sabor do gin. Mas antes, vamos falar sobre o mais importante botânico para gin: o zimbro.

Ele pertence à família dos ciprestes, e é simplesmente indispensável. Afinal de contas, é esse o vegetal que classifica um destilado como gin.

Em outras palavras, não existe gin sem zimbro. Até mesmo porque, ele é feito com dois ingredientes obrigatórios: álcool neutro e, é claro, zimbro.

O sabor acentuado e picante vem do óleo de suas bagas e possui notas de lavanda, canfeno (cânfora) e pinho.

Qual botânico e especiaria posso usar no meu drink?

Sem dúvida, há uma infinidade de vegetais e frutas que você pode usar em sua receita de gin. A combinação pode variar de acordo com seu gosto, ocasião ou até mesmo com o clima.

Confira alguns dos botânicos e especiarias que você pode usar para potencializar o sabor do seu drink com Gin Víncent.

Sementes de Coentro

As sementes de coentro é um dos botânicos mais populares do gin. As sementes conferem ao gin um sabor bem picante e podem ser usadas inteiras assadas ou esmagadas para alterar levemente o sabor.

Louro

Ao contrário da semente de coentro, o louro possui um aroma doce e balsâmico. Ele combina muito com drinks artesanais e eventos mais rústicos, promovidos ao ar livre, em um sítio, por exemplo. 

Angélica

Agora, se você gosta de drinks cujo sabor é um tanto quanto amargo, tente adicionar angélica ao seu gin. Esta substância vegetal tem notas terrosas, que harmonizam bem com componentes amargos.

Botânicos para Gin: Anis Estrelado

O anis estrelado é um botânico para gin perfeito para encontros românticos. Afinal, apresenta um sabor frutado, que cai bem em drinks para momentos mais intimistas.

Limão

As frutas são inegavelmente, adicionais muito interessantes para drinks com gin. Ainda mais o limão, que é tão versátil e refrescante. Então, se o seu paladar prefere sabores mais cítricos, o limão é o botânico ideal para você.

Baunilha

A baunilha tem um gosto e um cheiro mais doce. Como está associado àquilo que é raro você também pode usá-la no preparo de drinks que serão desfrutados em ocasiões intimistas.

Pimenta-rosa

A pimenta-rosa, por outro lado, é um elemento de tom mais formal.

Ela confere ao destilado muito sabor, aroma e beleza.

Casca de laranja

Possuem notas cítricas versáteis, que podem conferir amargor ou doçura. Logo, pode compor drinks em dias quentes ou frios.

Botânicos para Gin: Hibisco

O hibisco é um botânico que dá um toque especial ao gin com sua coloração exuberante. Além disso, ele tem um sabor levemente adocicado, com notas ácidas e sutilmente azedas.

Alcaçuz

Doce e amadeirado, alcaçuz é uma ótima escolha para quem prefere drinks mais doces, mas, ao mesmo tempo, evita o consumo de açúcar.

Pimenta Cubana

Com um sabor parecido com o do limão, a pimenta cubana torna o drink apimentado e refrescante.

Canela

Seu sabor peculiar dá um toque picante ao gin. É um ótimo ingrediente para o preparo de drinks no inverno.

Noz-moscada

Apenas uma pequena quantidade de raspas dessa oleaginosa já é suficiente para dar ao gin um toque aromático e picante.

Amêndoa

A amêndoa é excêntrica e confere à receita frescor e leveza no sabor, que imprime marcas de marzipã.

Gengibre

O gengibre também transfere o seu sabor mais picante ao gin. É o ingrediente certo para os dias mais frios.

Cardamomo

Com seu leve sabor de eucalipto e seus toques cítricos e picantes, você pode usá-lo em drinks preparados em situações mais intensas.

Conforme você viu, há um leque de opções quando o assunto é botânico e especiarias para gin. Se atente aos ingredientes do gin que você está consumindo para que haja uma harmonia entre a bebida e os complementos adicionados.

Agora que você chegou até aqui, é só escolher seus ingredientes preferidos e preparar um delicioso drink!

E se você não sabe onde encontrar esses botânicos, nós te damos uma dica.

Na Víncent Destilaria você encontra os melhores kits de especiarias para gin. Eles são melhores porque são muito práticos. Ou seja, eles já vêm prontos para você usar e preparar drinks completos com dicas de frutas para complementar.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Mais Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × dois =