O processo de fabricação do Gin

Conheça os segredos envolvidos no processo de fabricação do Gin, desde a escolha dos botânicos ao engarrafamento!

O Gin é, inegavelmente, a bebida da moda. O destilado está se tornando cada vez mais popular no Brasil, principalmente com o surgimento de rótulos nacionais.

Muito versátil, agrada a todos os paladares, dos mais clássicos aos mais modernos: com limão e água tônica, com energéticos, frutas frescas, especiarias… o destilado permite uma infinidade de combinações!

A fabricação do gin é um processo personalizado, e a produção da bebida possui suas particularidades. Conheça um pouco sobre o processo de produção de Víncent Gin.

A fabricação do Gin começa pela pesagem dos botânicos

A produção de um bom Gin inicia-se na pesagem dos botânicos. É quase um “mise en place” da destilaria: todos os ingredientes são pesados, de acordo com a receita, antes de serem imergidos no álcool.

A receita de um bom rótulo é como se fosse um segredo culinário de família. Há diferentes ingredientes (no caso, diferentes botânicos) e quantidades. São essas as variáveis que atribuem sabores e aromas únicos ao destilado. Por isso, cada Gin tem uma receita própria.

Mas então não há qualquer tipo de padronização? O único ingrediente obrigatório na fabricação do Gin é o Zimbro. Sem esse componente, o destilado não pode ser considerado Gin. Por isso, o que muda entre os rótulos é a adição de outros botânicos.

Clique aqui e conheça os ingredientes utilizados no processo de fabricação de Víncent Gin.

Maceração de ingredientes

Após a pesagem, os botânicos passam pelo processo de maceração. Aqui, todos os óleos essenciais são liberados, proporcionando uma bebida com sabor mais apurado. Isso faz toda a diferença para o resultado final do destilado.

Infusão dos botânicos em álcool de cereais

Um bom Gin é feito com sabores em harmonia! Nesta etapa, todos os botânicos macerados são unidos em um grande sachê. O compartimento é infusionado a frio no álcool de cereais, para que todos os aromas e sabores sejam transferidos para a bebida.

O processo de infusão acontece em dois tempos diferentes. No caso do London Dry, os botânicos são mantidos no álcool de cereais por 48 horas. No caso do Blue Butterfly, esse tempo é reduzido pela metade, infusionando-os por 24 horas. 

Fabricação do Gin: Destilação

Após finalizado o tempo de infusão, a mistura passa pelo processo de destilação. O Blue Butterfly passa por outro processo para adquirir sua coloração natural: a infusão por 24 horas em uma flor.

Após finalizados, ambos destilados passam por um processo de descanso que dura em torno de 7 dias.

Padronização

A padronização é a etapa de fabricação do Gin que padroniza o produto. O destilado sai do processo de destilação com uma graduação alcoólica de 86% vol. Para padronizar e alcançar o nível ideal para consumo, é adicionada água desmineralizada.

Agora que você conhece mais sobre o processo de fabricação do Víncent Gin, aprecie os nossos rótulos! Compre pela nossa loja virtual e receba em qualquer lugar do Brasil.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Mais Dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 + 11 =